sexta-feira, 6 de junho de 2014

Alimentos X Drogas

Estes dias escutei uma pessoa dizendo que a comida parecia uma droga., e eu completei dizendo que a comida, pra muitas pessoas realmente é uma droga.
Vamos partir do princípio que todos dependem da comida todos os dias.
Porem alguns usam a comida como alimento e outros usam a comida como droga.
Viver na função de pensamentos gastronômicos, cardápios calóricos, jantares em família ou com amigos, tudo isso já me parece um descontrole. E um descontrole com o alimento me parece um vício, uma fuga ou um desequilíbrio na vida. E tudo que está fora de equilíbrio cai.
Sim, pense em alguma coisa que está desequilibrada, com certeza penderá para um lado e tudo vai ao chão.
A comida tem apenas uma função, a da nutrição. Algumas garfadas a mais e estaremos a frente de uma droga. Uma das mais severas.
Você deve  esta pensando. Como assim?
Pra mim a comida se torna um vício e uma droga difícil de se combater no momento em que se tem contato com ela 3 ou 4 vezes ao dia no mínimo. Ela tem função agregadora nos churrascos, visitas, afetos, encontros, reuniões almoços, na casa da mãe, etc...
A mídia pega pesado neste setor dos alimentos, maquiando uma coisa que na verdade teria outra função, se aproveitando que dependemos dela para viver.
Por fim, fica a dica para pensarmos na comida como alimento nutricional e não como uma diversão, descontração, alívio, afeto, tristeza ou alegria.
Tentar entender o valor e o sentido da palavra alimento.
Um  forte abraço a  todos.
Virando a mesa agora
Vamos ter atitude e reeditar nossas vidas.

Um comentário:

  1. Oi Reinaldo, hj tive uma experiência muito triste. Comi compulsivamente quase 700 gramas de doce e depois, joguei o vidro no chão para mentir para meu marido, dizendo que eu deixei o vidro cair. Detalhe: eu sempre gostei muito de doces, é uma alimento que me descontrola, mas está ficando pior. E ainda quero trabalhar vendendo queijos e doces. Estou frequentando o vigilante do peso, mas confesso que qto mais penso que necessito perder peso, mais fissura sinto pelos doces, já estou com psiquiatra, psicologo e não resolve. Sinto sem forças para virar a mesa. Começo, mas logo desisto pq vem aquela fissura, como um drogado em busca de sua cocaína assim sou eu com o açúcar. Estou muito infeliz

    ResponderExcluir