quarta-feira, 16 de julho de 2014

Desmistificando os rótulos dos alimentos

O gordo está cheio de vontade, animado e louco pra começar seu plano alimentar e sai direto da nutricionista e vai ao supermercado fazer suas compras.
Chegando lá se depara com os alimentos e sua discrições , as mais diversas possíveis.
Light, diet,0% lactose, integral, alimentos a base de soja, transgênico, orgânico,0% gorduras trans, etc...
Diante de tanta variedade de comida e de tanta diversidade de rótulos, a gente pode se perder.
É tanto número, especificações,gramas, porcentagens que no final muitos se perdem de vez.
Devemos seguir rigorosamente as indicações e cuidar quando fazemos as substituições do cardápio da nutricionista.
No primeiro momento eu acho bacana fazer a "dieta burra" como dizia meu amigo Sandro, meu lá do CREEO (Centro de recuperação e estudo da obesidade.)
Fazendo a dieta burra não variamos muito o cardápio no início e diminuímos a chance de nos perder com tantas substituições, e rótulos de astronautas.
Depois que pegamos o jeito com o plano alimentar, podemos lentamente trocar e substituir alguma coisa.
Quanto aos rótulos, uma coisa devemos deixar bem claro. Devemos ver primeiro sobre quantar gramas do alimento é que se está falando.
Por exemplo: Minha gelatina ao total tem 12 gramas, mais se eu correr os olhos e ver direto as calorias que tem vai aparecer 9 calorias.
Ai é que vem o perigo e o erro que muita gente comete.
As 9 calorias é referente a apenas 3 gramas do alimento, que está escrito em cima da tabela e que muitos não sabem e não veem .
Então se eu consumir todo o pacote eu na verdade estarei consumindo 27 calorias e não 9  calorias.
Devemos ter muita atenção na tabela nutricional e ver a quantidade certa que a tabela está se referindo.
Isso é uma das causas das pessoas dizerem,"mais estou fazendo tudo direitinho e não entendo porque estou engordando ainda"!!!.
Algumas pessoas comem alimentos integrais jurando de pés juntos que estão de dieta se se cuidando na alimentação.
Engano barbaro este.
Os alimentos integrais, mesmo tendo suas propriedades conservadas, geralmente tem indices calóricos bem elevados.
Mesma coisa podemos dizer do chocolate Diet. Estes dias peguei uma pessoa fazendo dieta e comendo seu chocolate diet bem alegre e dizendo que tinha 0% de açúcar. Porém devemos levar em consideração que o nível de gordura deste alimento geralmente é bem mais elevado do que o normal.
Temos vários exemplos assim.
O importante é a gente estar sempre antenado nos alimentos que estamos ingerindo, lendo e entendendo os rótulos e não se perdendo nunca mais.
Daqui pra frente se perder só dentro daquelas calças largas que vamos doar.

Um comentário: